Forma e estrutura na música

Forma e estrutura na música

Forma musical, a forma da música, é o nome que usamos quando queremos nos referir à estrutura da música como um todo, ou aos “pedaços da música”, trechos e partes contrastantes que identificamos como seções diferentes. Vários elementos dentro música podem nos ajudar a distinguir uma parte da outra: diferenças no arranjo como um todo, a harmonia, a melodia principal, a letra da canção, uma alteração na seção rítmica, etc. É importante e bem útil ter consciência do que é forma musical, porque desse jeito temos maiores ferramentas para entender a música em sua totalidade, decorar a música mais rápido, e conseguimos nos comunicar melhor com outros músicos, entre outras coisas.

Podemos classificar as partes de uma musica como parte A, B, C, A’, etc. Algumas formas já se padronizaram e acabaram recebendo um nome específico, como forma binaria, ternária, quaternária, forma rondó, forma sonata, forma blues de 12 compassos etc. Existem nomes comuns que usamos para nos referirmos às partes de uma música, sejam eles quais forem o mais importante é conseguir entender a diferença de uma seção pra outra. A seguir vou listar nomes usados para diferenciar as seções mais comuns que vamos usar e ouvir por aí, em especial a canção popular.

Introdução (Intro)

Trecho introdutório da música, como o nome já sugere. Praticamente sempre aparece no começo da canção e tem uma duração curta, ao menos muito menor do que as outras seções, mas dependendo do gosto do freguês podemos considerar um trecho que introduz ao outro no decorrer da música.

Verso (Verse)

Verso da música, a parte da canção onde começamos a ouvir a letra e poesia. Podemos classificar essa parte como verso 1, verso 2, verso 3, etc. quando a letra se altera a cada repetição dessa seção.

Pré Refrão (Pre-Chorus)

Parte que liga o verso ao refrão.

Refrão (Chorus ou Refrain)

Essa é a parte que mais se repete na canção popular, e normalmente é a que carrega a mensagem principal e mais importante da poesia da música, ou da ideia da canção como um todo. É essa parte que vai prender a maior atenção do ouvinte e normalmente é onde o arranjo fica mais “forte” em relação as outras partes da música. Sabe aquela música chiclete que não sai da sua cabeça? Provavelmente é o refrão dela que esta ecoando no seus ouvidos o tempo todo.

Ponte (Bridge)

Parte transitória que liga uma seção à outra seção contrastante. Também pode ser chamado de middle eight, porque em muitas canções é a parte do “meio com 8 compassos” que liga uma seção à outra.

Solo Instrumental

Título auto descritivo, seção da música onde um instrumento tem lugar de destaque e faz um solo.

Outro

Um outro verso, ou seção que normalmente surge após o refrão e o verso, na segunda metade da musica, contrastando com as seções anteriores.

Coda

Finalzinho da música, trecho que aparece depois de todas as outras seções. Literalmente “rabo” em italiano, o rabo da música. Normalmente é um trecho curto, mas dependendo da análise e do compositor a coda pode ser bem comprida (pensando em musica erudita).

Aulas de violão, online ou presenciais em na Zona norte de São Paulo, capital. Whatsapp (11) 99426-3545