Os vícios e erros de técnica mais comuns em iniciantes

Os vícios e erros de técnica mais comuns em iniciantes

Técnica significa ter o melhor resultado com o mínimo de esforço. Algumas pessoas conseguem ótimos resultados passando despercebidas por esses detalhes e cometendo esses “erros”, mas se fizermos uma média, bons violonistas acabam tendo os mesmos hábitos no que diz respeito à técnica instrumental, e quem não liga para esses pontos tem de compensá-los através de mais esforço, e às vezes nem com todo o empenho do mundo se consegue um resultado satisfatório.

É impossível reverter e corrigir vícios somente lendo esse post ou qualquer outro livro sobre o assunto, mas perceba se você não se identifica com alguns dos pontos citados da lista e tente melhorá-los, talvez seu desempenho no violão esteja travado por conta disso. Considere essas dicas como atalhos, e coloque em prática o que lhe for útil, estude na frente de um espelho e buscando melhorar ou evitar esses pontos.

Postura má resolvida

Busque sentar de uma maneira onde todo seu corpo funcione da melhor forma. Não sente recurvado sobre o violão, para não cansar e ficar com dor nas costas ou no pescoço, encontre uma postura onde você não irá gastar energia segurando o violão enquanto toca: que o instrumento fique estável e firme, para que seus dedos só se preocupem com a música. Se você termina cada sessão de prática cansado demais, com dor nas costas, ombros, pescoço ou algo assim, é sinal de que sua postura não está da melhor forma.

Manter o braço do violão apontando para baixo

Isso irá dificultar muito o acesso da sua mão esquerda ao braço do violão. Independente da postura que você estiver usando (violão na perna esquerda, na perda direita, com banquinho ou apoio ergonômico, perna cruzada, atrás das costas, de ponta cabeça) deixe sempre a cabeça do violão mais para cima do que para baixo.

Tensão acumulada no ombro direito

Relaxe os dois ombros, como usamos a mão direita para dedilhar as cordas é comum acabarmos acumulando tensão nesse ombro (particularmente, estou tentado melhorar esse ponto a anos).

Mão esquerda

Não usar o dedo 4

Desenvolva todos os dedos de maneira equivalente, não deixe o dedo 4 (mindinho) de lado. Especialmente iniciantes tem uma tendência a deixar esse dedo de lado e resolver as digitações somente com 3 dedos. Pratique desde sempre contando com todos os dedos da mão.

“Quebrar” dedo

Não dobre a falange contra a articulação, deixe sempre os nós dos dedos arqueados para fora. Se você apertar os dedos da mão esquerda dessa maneira, contra o braço do violão, provavelmente terá de fazer mais esforço, e irá perder precisão além de ter dificuldade em fazer as notas de um acorde soarem limpas, os dedos podem esbarrar em cordas que você não quer.

Pendurar o dedão da mão esquerda atrás do braço

Não pendure o seu polegar da mão esquerda atrás do braço. Isso pode lhe causar problemas para conseguir tocar alguns acordes e abrir a mão para alcançar algumas notas, e ao fazer isso também deixamos a mão em uma posição não tão privilegiada para alcançar todas todas as cordas. Também evite não encostar o polegar no braço, ou deixá-lo afastado demais dos outros dedos. Veja um post específico sobre esse assunto aqui.

Deixar a mão esquerda torta

Se a sua postura da mão esquerda estiver meio torta muita coisa ficará mais difícil. Seus acordes com pestana não soam limpos? Você tem dificuldade em alcançar todas as notas em certos acordes e passagens? Talvez seja por conta de uma mecânica mal resolvida na mão esquerda.

Mão direita

Apoiar a mão direita no tampo

Deixe sua mão livre, não há necessidade de apoiar nenhum dos dedos no tampo do instrumento. Em métodos de violão de 1800 e guaraná com rolha (nem existia guaraná nessa época talvez) se indicava para apoiar o dedo mínimo no tampo, isso talvez por influência da técnica de instrumentos como o alaúde ou vihuela. Muita coisa mudou na nossa maneira de tocar e no repertório de violão desde então, e hoje em dia isso mais lhe atrapalha do que ajuda. Já contamos com o apoio do antebraço, não há necessidade de outro ponto de apoio.

Deixar o polegar recuado

Procure manter o dedo polegar à frente do indicador, como se sua mão estivesse fazendo um positivo, enxergue um triangulo entre as cordas, seu polegar e o dedo indicador. Dessa forma seus dedos não irão brigar por espaço e ficará mais fácil dedilhar. Podemos tocar em vários ângulos de ataque e em regiões diferentes das cordas para termos sonoridades diversas, mas cada caso é um caso.

Repetir dedo na mão direita

Evite repetir dedos na escolha de digitação para o dedilhado na mão direita, raramente isso é necessário e normalmente isso vai dar mais enrosco do que facilitar a sua vida. É fato que ótimos violonistas fazem isso em algumas situações e é possível se ter bons resultados passando por cima desse ponto, mas no geral é muito mais prático alternar os dedos do que resolver uma passagem repetindo tudo com um dedo só.

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