Por que estudar música?
Frequentemente as artes em geral, e especialmente a música, são envolvidas no currículo de escolas primárias e na educação de uma forma geral, e os benefícios envolvidos na prática musical ( desde cantar e acompanhar canções com seus filhos ou grupos de amigos até tocar em uma orquestra profissional) contribuem de maneira eficiente na formação intelectual e interpessoal do indivíduo, podendo auxiliar de forma positiva em vários aspectos da sua vida e sua interação social. Estudar música no dia a dia também pode funcionar de maneira terapêutica, aliviando o estresse e melhorando significativamente nossa qualidade de vida. Os benefícios envolvidos são inúmeros, mas vou listar os mais frequentes, e talvez os menos evidentes.
Habilidades e Valores:
- Disciplina
- Perseverança
- Foco
- Desenvolvimento de coordenação motora
- Trabalhar em grupo e melhoras no relacionamento interpessoal
Benefícios para a saúde:
- Prevenção de doenças como Alzheimer.
- Melhoria da qualidade de vida, diminuição de estresse, ferramenta e meio de expressão
- Sensibilidade e reflexão artística
Benefícios intelectuais:
- Concentração, desenvolvimento de raciocínio rápido
- Maior capacidade de abstração
Outra coisa que acho importante apontar: passamos a vida inteira estudando, desde a pré-escola até a pós graduação, ou mesmo no trabalho e em outras situações, com o objetivo de absorver conteúdos e supostamente desenvolvermos várias habilidades. Ok. Mas quem nunca estudou em véspera da prova, passou de ano ou mesmo se formou e no final das contas não aprendeu foi nada? Tirar dez na prova nem sempre corresponde a 100% de aproveitamento e aprendizado, sem falar em progressão continuada.
No seu instrumento não existe dar jeitinho, estudar de véspera ou colocar seu nome no trabalho que o grupo fez por você. Ou você toca ou não, e isso é muito proporcional ao quando o aluno ensaiou e se dedicou a praticar, ninguém pode tocar ou fazer o seu som por você.
Em um mundo onde a tecnologia facilita nossa vida e fazendo as coisas no nosso lugar, exercitar a capacidade de se fazer alguma coisa com as próprias mãos, como tocar violão, pode representar umas das poucas experiências a agregar esse tipo de valor na vivência e formação do aluno. Esforço, dedicação, disciplina, perseverança e empenho em romper os próprios limites, são algumas das coisas envolvidas no pacote de se estudar música pra valer.
São raros os casos de culturas e sociedades onde não exista algo equivalente ao que chamamos por música, essa capacidade de produzir, interagir, atribuir valores, significados e desenvolver os sons, de certa forma é algo que nos define como seres humanos.
Longe de querer advogar em causa própria, considerando que sou músico e professor, acho importante apontar esses pontos aos meus alunos, pais e responsáveis e o público em geral. Por mais que aulas de música possam representar nada mais que um luxo, hobbie ou passatempo para a maioria das pessoas, estudar música e ser proficiente em algum instrumento envolve muito mais do que o senso comum pode notar. Ao estudar um instrumento musical desenvolvemos habilidades que vão muito além das canções e questões técnicas envolvidas em se tocar sua viola direito.
Aulas de violão, online ou presenciais em na Zona norte de São Paulo, capital. Whatsapp (11) 99426-3545