Como tirar músicas de ouvido

Como tirar músicas de ouvido

Conseguir chegar ao ponto de ouvir uma música e já sair tocando: a invejável habilidade que muitas pessoas gostariam ter e a transformaram em um mito ou super poder. A percepção auditiva é algo que desenvolvemos ao longo de uma vida inteira, e muito embora certas pessoas possam ter alguma inclinação natural em ter facilidade nesse ponto, quase sempre essa habilidade é resultado de prática e de algum tipo de treinamento. Seja em uma escola, conservatório ou faculdade de música, recebendo aulas regulares e específicas para desenvolver a percepção, ou de uma maneira informal através de vivência e experiências auditivas ao longo da vida, ninguém nasce sabendo de nada, e esse ouvido mágico não se faz da noite pro dia ou de graça. Essa questão de maturidade da percepção está em níveis diferentes de pessoa para pessoa, mas ninguém é um caso perdido, com treino e direcionamento a pessoa menos experiente do mundo pode ouvir tão bem quanto um músico bem treinado. De qualquer forma os pontos a seguir podem ajudar a escrever e perceber as músicas de ouvido de uma maneira prática e eficiente:

1 – Se você não pode ouvir, não pode tirar de ouvido

O óbvio: ouça a música em um bom par de fones ou em algum lugar onde tudo soe nitidamente. De nada adianta você ter ouvido absoluto se sua referência sair do alto falante rachado de um celular sem graves onde tudo soa horrível. Se é difícil entender o que uma pessoa fala através de um radinho de pilha, que dirá fazer uma transcrição de alguma parte difícil da sua canção favorita. Busque uma gravação onde a mixagem deixe o instrumento que você está buscando mais evidente, ou tente driblar os outros instrumentos do áudio, como ouvindo somente um canal ( um lado do fone) ou alterando a equalização para conseguir deixar alguns instrumentos mais altos do que outros. Existem alguns players de música para celular e tablets com equalizadores, ou mesmo seu aparelho de som pode ter algum recurso pra facilitar a sua vida. Deixe tudo o mais claro possível para perceber o som do instrumento que você está buscando.

2 – Ouça o maior número possível de vezes cada trecho da música, PRESTANDO ATENÇÃO

Curtir uma música é diferente de ouvir analisando e prestando atenção aos detalhes que você espera notar e reproduzir em seu instrumento. Fazer uma escuta direcionada é  um exercício importante que ajuda a treinar o ouvido na hora de perceber pontos relevantes: tente fechar os olhos (pode parecer esquisito, mas isso ajuda algumas pessoas a focar a atenção somente no sentido da audição) e perceber quantos e quais instrumentos estão tocando, o que cada um deles está fazendo, e a relação de um instrumento com o outro. Repita o processo várias vezes antes de começar a sair chutando as notas pelo seu instrumento. Pode parecer que não, mas isso realmente economiza tempo e energia preciosos.

3 – Memorize, um pedaço de cada vez

Ok você ouviu prestando bastante atenção um trecho e aos 2 minutos de música já havia se esquecido do que aconteceu no começo. Nossa atenção e capacidade de concentração diminui cada vez mais, no entanto é possível treinar a memória auditiva para se absorver um grande número de informações. Escolha por onde vai começar e busque memorizar um pequeno trecho, frase, período, etc, de cada vez, e construa o todo aos poucos. Escreva, anote ou toque cada pequeno pedaço que você está trabalhando, e de grão em grão a galinha enche o papo.

4 – Procure a linha de baixo, ou a nota mais grave em cada um dos acordes

Ouça o baixo, muitas vezes ele vai te dar a dica do contexto harmônico mais do que qualquer outro instrumento.

5 – Cante a parte que você está tentando reproduzir

Se você não conseguir reproduzir uma melodia ou ritmo com a voz, mesmo que só murmurando ou cantarolando, definitivamente você também não irá conseguir tocá-los ou transportá-los para o seu instrumento. Quando cantamos alguma coisa estamos interiorizando o conteúdo que absorvemos, é como se estivéssemos sintetizando o nosso entendimento e interpretação do que ouvimos. Mesmo que você tenha praticado seu instrumento durante anos, sua voz é o seu primeiro instrumento, e se você não consegue cantar, é porque ainda não consegue ouvir bem, simples assim.

6 – Entenda o contexto

Procure deduzir a relação entre os acordes, e linhas melódicas, e a lógica da música por assim dizer. É nessa hora que a sua bagagem de teoria musical pode facilitar completamente sua vida, se você conseguir deduzir qual a progressão harmônica, tonalidade, relação entre as seções da música, entre outras coisas, a música praticamente se deduz sozinha. Se já tiver decorado todos os campos harmônicos, a relação entre seus acordes e escalas, formas e estruturas mais usuais, e souber tocar de cor e reconhecer progressões clichês, com certeza você vai conseguir desvendar e até mesmo prever o que está por vir na música ouvindo de primeira. Você não achou que teoria musical não servia pra nada, achou?

7 – Comece com música simples

Como qualquer outra habilidade isso requer treino, e para ficar melhor nisso é importante dosar o tamanho de cada passo. Comece pelo básico, fique bom nisso e vá aumentando a encrenca aos poucos. É meio bizarro encontrar músicos que tocam repertório de altíssimo nível e complexidade e ao mesmo tempo não conseguem tirar de ouvido a harmonia do último hit do verão composto por 4 acordes. Busque referências simples para começar, com ajuda do seu professor, como canções infantis, artistas pop, etc, e vá aos poucos aumentando a dificuldade.

8 – Pratique regularmente

Como o seu instrumento, a percepção é auditiva é algo que iremos desenvolver com treino e prática. Para se ter um resultado substancial na mão é importante manter certa frequência e continuidade nesse treino. Você pode usar softwares de treinamento auditivo, sites com esse mesmo propósito, estudar métodos voltados para esse ponto, mas nada substitui a vida real. Uma coisa é ouvir o piano bem afinado do seu professor em uma turma de teoria musical, outra é escrever uma linha de algum instrumento no meio de uma arranjo carregado e não tão evidente na mix, por tanto pratique o máximo que puder.