Erros escondidos na mão esquerda
Está difícil de fazer a pestana? Seu som sai meio trastejado e abafado em alguns acordes? Tem dificuldade em abrir a mão para conseguir fazer aquelas posições mais enroscadas?
Mesmo que pratiquemos na frente de um espelho, alguns detalhes sempre podem passar despercebidos, inclusive aos olhos da maioria dos professores. Normalmente esses vícios só são notado quando o estrago já está feito, notamos uma dificuldade fora do comum para conseguir atingir o esperado, e nessa hora pode ser difícil reverter esses pontos. Procure observar qual é o seu senso comum na hora de segurar o braço do instrumento, sua maneira natural de ser quando se trata desse ponto pode facilitar ou dificultar bastante a sua vida.
O mais adequado:
Deixe seu polegar na metade do braço, mais ou menos na direção de trás dos seus dedos 1 e 2. O resto é alterar essa maneira de se colocar a mão esquerda de acordo com cada passagens, acordes, ou situações que surgirem durante a música.
Menos indicado:
Conseguimos resolver certas passagens dessa maneira, no entanto não acho muito recomendável ter essa postura como seu ponto de partida.
Deixar o polegar pendurado na parte de cima do braço do instrumento vai limitar a sua capacidade de abrir os dedos, desse jeito certos acordes e passagens vão ficar muito mais difíceis de se fazer, a menos que você corrija isso, durante a música. Dependendo da largura do braço do seu instrumento isso pode não fazer muito estrago, mas em violões de nylon com o braço mais largo essa maneira de usar a mão esquerda realmente pode atrapalhar.
No way, nunca, jamais, socorro!
Na foto acima, se seu polegar opositor está fora do braço, vai fazer pressão contra as cordas como?
Desse jeito, além de acumular tensão desnecessária também não se terá firmeza necessária para apertar as cordas.
Como sempre, músicos dedicados podem ter ótimos resultados cometendo esses “erros” ou até ignorando completamente os pontos citados, a diferença em questão é o tempo e esforço gastos para se chegar no mesmo lugar. Se você consegue acertar tudo e está satisfeito com seus resultados e na sua maneira de tocar, maravilha, em time que está ganhando não se mexe. Minha ideia aqui é expor alguns detalhes que notei ao longo da minha experiência como instrumentista e professor, onde a maioria das pessoas, especialmente iniciantes, se enrosca. Esforço só adianta se for aplicado na direção certa, então coloque o polegar no lugar certo e aproveite ao máximo.