O que é Arranjo? E por quê isso me interessa?
De uma maneira simplória, mas nem por isso menos verdadeira, podemos dizer que o arranjo é a “roupa” para a canção, uma maneira diferente de representar as ideias essenciais em uma música. É uma reorganização ou releitura de um conteúdo musical. Usando essa analogia, seja em roupa de gala, pijama ou roupa do dia a dia, você será sempre a mesma pessoa. Também pode-se pensar em um arranjo de flores: ao organizar as mesmas flores de várias maneiras diferentes teremos diversos arranjos a partir dos mesmo elementos.
O quanto podemos modificar em cada música depende do gosto de cada arranjador. Focando nos exemplos das canções populares que aprenderemos no início do nosso curso, geralmente a letra da canção e a melodia principal da voz serão os elementos menos alterados. Já no acompanhamento pode-se fazer mudanças de instrumentação, tonalidade, levadas rítmicas, harmonia, e mesmo um conjunto de alterações resultando em um gênero musical diferente são ótimos recursos a serem explorados.
No começo do curso teremos que adaptar nosso repertório aos primeiros acordes, levadas simples e as primeiras ferramentas a medida em que construímos nosso “vocabulário musical”, técnica e afins. nesse meio tempo, as “versões simplificadas”, easy play etc., nada mais são do que arranjos diferentes para as canções originais ( costumo fazer arranjos não só nesses casos mas também para privilegiar os elementos que o aluno esteja estudando no momento). Por mais que ao iniciarmos nossos estudos musicais possa ser difícil ou praticamente impossível abstrair a ideia central de uma música ou canção de sua roupagem, é importante compreender essa ideia para reconhecermos a essência das música dentro dos nossos arranjos, sejam eles simplificados ou não.
Nos exemplos da mesma canção em diferentes arranjos, procure ouvir prestando atenção em quais e quantos instrumentos estão na gravação, nas diferenças de acordes, levadas no acompanhamento etc.
Little Wing- Jimi Hendrix
Original:
Arranjo muito próximo do original, só que completamente instrumental, por Steve Ray Vaughan.
Arranjo do The Corrs
Sweet Child O’ Mine
Original:
Arranjo diferente na interpretação da Sherly Crow
Arranjo em roupagem de bossa nova
Asa branca
Versão do Luiz Gonzaga
Arranjo do Zé Ramalho, em uma tonalidade menor.
Gilberto Gil, outro arranjo,
Tristeza do Jeca
Por Tião Carreiro e Pardinho
Por Ney Mato grosso
Por Almir Sater
Aulas de violão, online ou presenciais em na Zona norte de São Paulo, capital. Whatsapp (11) 99426-3545